quarta-feira, 6 de junho de 2012

Enquanto isso na sala de necropsia 2...

As causas de gastrite são as mais variadas.
Nos animais e nas pessoas as doenças digestórias estão associadas ao estresse. Especificamente nos cães e nas pessoas ao uso de anti-inflamatórios não esteróides, à infecção pelo Helicobacter pylori e à ingestão de substâncias/alimentos irritativos para a mucosa gástrica. As gastrites agudas são dramáticas por que desencadeiam sintomas muito desconfortáveis: hiporexia ou anorexia, sensação de repleção gástrica, dor epigástrica de intensidade variável, emese.


A foto que ilustra esta postagem mostra um quadro de gastrite aguda. A mucosa está hiperêmica e exibe um acentuado edema. Histologicamente, nessa fase, o epitélio está intacto e há um infiltrado neutrofílico de permeio. Posteriormente, se não houver regressão e/ou intervenção terapêutica, a atividade inflamatória promove erosão e hemorragia.

Enquanto isso na sala de necropsia...

Caríssimos,
enquanto travamos nossa luta por melhores condições de trabalho e pelo reconhecimento do trabalho do professor, vamos agitar o blog com alguns casos?
Selecionei um caso de gestação gemelar em uma fêmea bovina, HPB. Os conceptos são de sexos diferentes, conforme a foto ilustra. Qual é o potencial problema que resulta desta condição?
Está aberto à discussão.