quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Descoberto o Hepacivirus Canino

Os humanos padecem de diversas formas infecciosas de hepatite. A mais preocupante do ponto de vista epidemiológico é a Hepatite C, causada por um Hepacivirus da família Flaviviridae. A Hepatite C é considerada pela Organização Mundial de Saúde como pandêmica mundialmente. Cerca de 200 milhões de pessoas no mundo estão infectadas. Além de ser uma enfermidade grave que leva à insuficiência hepática progressiva, também contribui para o desenvolvimento de carcinoma hepatocelular.

A novidade é que pesquisadores das Universidades de Columbia (EUA) e Edinburgo (Reino Unido) descobriram um homólogo canino do vírus da Hepatite C. A busca por este homólogo durante anos foi centrada em primatas não-humanos. A descoberta do hepacivirus canino foi casual e ocorreu durante um experimento com vírus que afetam o trato respiratório de cães. Os primeiros cães estudados são dos estados do Texas, Utah e Pennsylvania.

O sequenciamento genético do vírus o tornou o mais próximo do seu correlato humano já descoberto. O agora denominado Hepacivirus Canino (CHV) foi encontrado em 6 de 9 e em 3 de 5 cães em dois surtos distintos de doença respiratória.

O RNA do vírus foi encontrado em amostras do fígado em quantidades elevadas, mas ainda é cedo para avaliar se o HCV é hepatotrópico e o quanto está implicado nas arrasadoras hepatites crônicas caninas.

No meu doutorado trabalhei com amostras de hepatite crônica e cirrose caninas. Sempre acreditei que no futuro seríamos capazes de descobrir agentes infecciosos 'ocultos'. Hoje só prevalece o Adenovírus Canino Tipo-1 (CAV-1) como causador de hepatite viral em cães. A descoberta do CHV abre inúmeras possibilidades para investigar a possível etiologia infecciosa das hepatites crônicas caninas. Além disso, as pesquisas com CHV permitirão investigar a origem do vírus da Hepatite C em humanos.
Realmente uma descoberta extraordinária.

O artigo completo da descoberta do CHV foi publicado no Proceedings of Natural Academic Sciences.
Siga o link:
A. Kapoor, P. Simmonds, G. Gerold, N. Qaisar, K. Jain, J.A. Henriquez, C. Firth, D.L. Hirschberg, C. Rice, S. Shields, & W.I. Lipkin. (2011). Characterization of a canine homolog of hepatitis C virus Proc. Natl. Acad. Sci. USA