quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Aula prática - Caso Cinomose

Na necropsia da aula prática de hoje vimos dois casos de cinomose. A doença é causada pelo Morbillivirus Canino Tipo I. Trata-se de uma enfermidade comum em carnívoros. Nos cães a evolução para o quadro neurológico implica na maior gravidade do caso. Ambos os animais exibiam conjuntivite mucopurulenta, broncopneumonia e paresia de membros. A necropsia consolidou estas referências clínicas.

As imagens da necropsia mostram algumas alterações marcantes.


Coloquei uma imagem da superfície da língua para mostrar áreas multifocais de erosão do epitélio conferindo um quadro de glossite marcante; também vemos a hipremeia acentuada da laringe e a apresentação localmente extensiva da pneumonia.





Ainda não temos as fotomicrografias, mas podemos ter como referência estas imagens da cinomose em Civeta Mascarada (Paguma larvata).

 São seções histológicas do cérebro e bexiga coradas em HE. 1) Hipotálamo. Microgliose (setas) e manguito perivascular; barra = 25µm; 2) Tálamo. Corpúsculos de inclusão intracitoplasmáticos em astroglia e neurônio, um corpúsculos de inclusão eosinofílico está identificado no nerônio (seta maior); 3) Necrose e degeneração do estrato granuloso no giro dentado; bar 50µm; 4) Epitélio de transição da bexiga, numerosos corpúsculos de inclusão; barra = 25µm.


Fonte das imagens histológicas: Takayama, I. et al. Pathological and phylogenetic features of prevalent canine distemper viruses in wild masked palm civets in Japan. Comparative Immunology, Microbiology and Infectious Diseases, v.32(6): 539–549, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário